Etiquetas

, ,

Parece uma pergunta simples, mas você precisa pensar bem no porquê trabalhar com o que trabalhamos. Como desenvolvedor, vejo muita gente dizendo que programa por causa do dinheiro. Outros dizem que programam pela quantidade de empregos que tem e etc.

Por que eu estou te perguntando isso? Afinal, eu mesmo entrei na área da programação porque não passei em engenharia elétrica e Ciência da Computação era um dos poucos cursos em que não tinha muito risco de vida (ironicamente é um dos que mais me estressa, o que aparentemente não é muito bom pra saúde).

A primeira coisa de ser um bom profissional, independente da área, é amar o que faz. Quando você ama o que faz, você se dedica, você estuda, você quer melhorar, porque você ama o que faz.

Escolha o trabalho de que gostas e não terás de trabalhar um único dia em tua vida.” (Confúcio)

Outro ponto que eu gostaria de destacar é: busque a felicidade profissional. Você pode amar a sua profissão, mas trabalhar em um lugar que não te dá a satisfação necessária para exercer um bom desempenho. De repente, problemas com o chefe, problemas com a cultura da empresa, talvez até salário. Sabemos que não existe empresa perfeita, mas se você não está feliz, já conversou e não resolveu, não tenha medo de buscar a sua felicidade.

O penúltimo ponto é: não tenha medo de mudar, tenha medo de ficar parado. Já aconteceu de eu estar fazendo o que eu gosto, em um lugar que eu gosto e não estar evoluindo, e não me refiro a cargos ou posições na empresa, me refiro a conhecimentos, crescimento profissional, saber cada vez mais e mais. Algumas pessoas gostam de rotina e de estarem fazendo sempre a mesma coisa, mas o fato de não estar evoluindo tem que te incomodar. Você ama o que faz, tem que ter vontade de aprender mais e mais.

O último ponto e não menos importante é: sempre dê o seu melhor. Dependendo da área de trabalho, a chance de você trabalhar com alguém que já trabalhou contigo é muito grande. Sua imagem profissional fala muito sobre você. Não seja conhecido como a pessoa que “até trabalhava, mas…”. Tenha a certeza de que em todos os seus trabalhos você deu o seu melhor e não tenha medo de ser feliz.